TRF5 institui Política de Comunicação da 5ª Região

13/08/2019 às 15:33

Aspectos como públicos estratégicos, canais oficiais, mídias sociais, relacionamento com a imprensa, prevenção e gerenciamento de crises são tratados no documento

O presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5, desembargador federal Vladimir Carvalho, instituiu, por meio do Ato nº 317/2019, a Política de Comunicação Social da Justiça Federal da 5ª Região, que regulamenta a comunicação institucional, no âmbito interno e externo, garantindo o seu alinhamento aos princípios da Administração Pública, ao Regimento Interno do TRF5 e ao Planejamento Estratégico da Justiça Federal. O Ato foi publicado no Diário Oficial Eletrônico da Justiça Federal da 5ª Região desta segunda-feira (12).  

A Política de Comunicação visa a estabelecer valores, objetivos, diretrizes e normas, com a finalidade de orientar o desenvolvimento de ações, estratégias e produtos de comunicação para a Instituição, com foco na qualidade da informação divulgada e nos diversos públicos de interesse. “A Política de Comunicação da Justiça Federal da 5ª Região expressa o compromisso do TRF5 com uma comunicação clara, rápida e efetiva, baseada na ética, na transparência, na visão estratégica e no profissionalismo”, afirma Isabelle Câmara, diretora de Comunicação do TRF5 e responsável pela elaboração da Política. 

Aspectos como princípios, públicos estratégicos, memória, gestão da marca, canais oficiais, mídias sociais, relacionamento com a imprensa, prevenção e gerenciamento de crise, entre outros, são tratados no documento, que começou a ser formulado durante o IV Encontro de Assessores de Comunicação da 5ª Região, realizado na Esmafe-RN, em outubro de 2017. Na ocasião, as assessoras contaram com a consultoria do jornalista e professor Wilson da Costa Bueno.  

Base legal – A Política de Comunicação da 5ª Região foi formulada com base na Resolução nº 85/2009, do Conselho Nacional de Justiça, que dispõe sobre a comunicação no âmbito do Poder Judiciário, e na Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/ 2011). “É resultado, também, de todas as experiências que vivenciamos no dia a dia das assessorias de Comunicação do TRF5 e das Seções Judiciárias vinculadas”, finaliza Isabelle. 

Confira a íntegra da Política de Comunicação da Justiça Federal da 5ª Região:


Autor: Divisão de Comunicação Social do TRF5 - comunicacaosocial@trf5.jus.br


 Imprimir