Desembargador federal Rogério Fialho é homenageado na Assembleia Legislativa da Paraíba

15/12/2018 às 10:12

O paraibano recebeu a Medalha Epitácio Pessoa, a mais alta honraria da Casa, em Sessão Solene realizada nessa sexta-feira (14)

O desembargador federal Rogério Fialho recebeu, nesta sexta-feira (14), na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), a “Medalha Epitácio Pessoa”, a mais alta honraria da Casa. O diretor do Foro da Justiça Federal na Paraíba (JFPB), juiz federal Bruno Teixeira de Paiva, outros magistrados do órgão, parlamentares, autoridades de diversas instituições, familiares e amigos participaram da solenidade, que foi proposta pela Mesa Diretora da ALPB.

Para o homenageado, a entrega da “Medalha Epitácio Pessoa” é motivo de orgulho, principalmente pelo imenso significado do nome emprestado à honraria, tanto para a política brasileira, como para a cultura jurídica mundial. “Epitácio Pessoa foi um profundo conhecedor do direito civil e do direito internacional, dotado de uma cultura humanista que se destacou além das fronteiras do nosso País”, falou em seu discurso.

“Receber a Comenda com o nome de Epitácio Pessoa me traz muita alegria e é compatível com as duas instituições que, certamente, são as verdadeiras homenageadas neste momento: a Justiça Federal, onde estou há, exatamente, 25 anos, e a Faculdade de Direito da UFPB, onde leciono”, complementou o desembargador federal. “Saio com a medalha no peito, mas a homenagem é para toda a Justiça”, finalizou.

O diretor do Foro da JFPB ressaltou a importância da homenagem e lembrou que, mesmo saindo da Justiça de primeiro grau e assumindo vários cargos na segunda instância, no Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), onde hoje atua, Rogério Fialho nunca deixou de ser, em sua essência, um juiz federal da Seção Judiciária paraibana. “Dessa forma, minhas palavras são de agradecimento, porque a homenagem feita ao desembargador Rogério Fialho nessa Solenidade é, ao mesmo tempo, uma condecoração a todos os magistrados federais da Paraíba, porque todos nós nos sentimos homenageados de igual maneira”, declarou.

Ingresso na Justiça Federal

Nascido em João Pessoa, o desembargador Rogério Fialho ingressou na Justiça Federal em dezembro de 1993. Atuou como juiz federal da Seção Judiciária da Paraíba de maio de 1996 a maio de 2008, quando foi promovido a desembargador do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), com sede em Recife, Pernambuco.

Autor: Seção de Comunicação Social da JFPB - imprensa@jfpb.jus.br


 Imprimir